Destaque

Nova Acrópole e Defensoria Pública do DF alinham cooperação técnica

Equipe da Defensoria Pública do Distrito Federal esteve na Sede Central da Nova Acrópole em Brasília no dia 9 de maio realizando visita para conhecer as atividades do Programa Criança para o Bem, projeto de assistência social que a Organização Internacional promove há 16 anos atendendo hoje 180 crianças e jovens com atividades diárias no contraturno escolar.

A visita aconteceu também para alinhar uma cooperação técnica que será firmada entre as duas instituições.

A parceria visa ampliar o acesso aos serviços oferecidos pela Defensoria às famílias e crianças envolvidas no programa e a promoção de capacitações por instrutores voluntários de Nova Acrópole tanto para o público interno da Defensoria Pública, através da Escola de Assessoria Jurídica, quanto para a comunidade em geral.

Com essas ações, reafirmamos nosso compromisso com a cidadania, o desenvolvimento social e a sustentabilidade das relações humanas”, disse o defensor.

Conheça o Programa Criança para o Bem

Desde 2.007, Nova Acrópole tem um braço de Assistência Social, denominado Programa Criança para o Bem, que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social buscando desenvolver nos educandos e nos colaboradores do Programa o melhor do potencial humano, promovendo a realização plena de todos como indivíduos e a integrados com a natureza e a sociedade, não como meros espectadores, mas como cidadãos de um mundo a melhorar.

O Programa Criança para o Bem, presta serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, no contraturno escolar, de forma planejada, sistemática e gratuita, a crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, residentes em diversas regiões administrativas do Distrito Federal.

O Programa funciona de segunda a sábado, ofertando: 

a.    Oficinas socioeducativas de caráter preventivo nas áreas de Arte-Cultura (Música, Dança, Artesanato e Poesia), Esporte-Lazer e Apoio Pedagógico (incentivo à permanência escolar);

b.    Atividades de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários com as reuniões mensais com as famílias, os atendimentos sociais e psicológicos para as famílias, diversos eventos no ano do programa Famílias Fortes, as terapias comunitárias entre outros;

c.    Apoio à saúde física, mental e psicológica do público assistido (crianças e jovens de 6 a 18 anos) e seus familiares.

O Criança para o Bem tem como metodologia o desenvolvimento do ser humano de forma integral através das Virtudes e Valores, da Convivência e do Respeito às diversidades.

O propósito é contribuir com a formação humana, solidária e cidadã das crianças e jovens. A virtude é o fio condutor que permeia todas as nossas práticas com finalidade de promover a Autonomia, a Cidadania (consciência plena de seus Direitos e Deveres) e as potencialidades das crianças e jovens, seus familiares e a comunidade.

O Programa também oferece aos colaboradores  (voluntários, funcionários, familiares e apoiadores) um lugar onde possam praticar valores como a solidariedade, a tolerância e a responsabilidade que levam a boas práticas de cidadania e formação humana. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *