DestaqueDistrito FederalFilosofiaInstitucional

Palestra sobre saúde mental para servidores do sistema prisional do DF

No dia 24 de março, a Organização Nova Acrópole, a convite do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), promoveu uma palestra sobre saúde mental voltada para servidores do Sistema Prisional do DF. O evento foi realizado no auditório da Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II) e reuniu agentes penitenciários, assistentes sociais e profissionais da saúde. O objetivo foi refletir sobre o cuidado com o bem-estar mental e emocional, considerando os desafios enfrentados no exercício de suas funções e também no âmbito pessoal.

Palestra sobre saúde mental para servidores do sistema prisional do DF

A professora Graziele Santoro conduziu o tema e abordou a importância da saúde mental nos mais diversos contextos em que os servidores estão inseridos. Além disso, a palestra discutiu estratégias para o autocuidado, o manejo do estresse e a promoção de um ambiente mais saudável e equilibrado, tanto para os profissionais quanto para as pessoas com as quais interagem no cotidiano.

“Vivemos uma de cultura de estresse, correria, competições”, pontua Graziele. “Entretanto, a Filosofia nos ensina que, muito além dessas buscas externas, a vida é coerência com o nosso melhor. Podemos transformar o jeito que vivemos se nos comprometemos a aprender, refletir e crescer. E é esse posicionamento que nos permite enfrentar os problemas com muito mais resiliência e saúde“.

Para os participantes do evento, o tema foi de grande relevância e oportuno ao contexto dos trabalhadores. A psicóloga Neusa Mara considera esse tipo de atividade fundamental para aqueles que atuam no sistema prisional. Marta Rodriges, assistente social da PDF II, afirmou que levou os ensinamentos para sua vida cotiana e enxerga a palestra como uma forma de prevenção. Por fim, Ana Paula de Melo Dias, médica, considera que a saúde mental deveria ter protagonismo pedagógico desde o início das carreiras desses servidores.

Nova Acrópole e a promoção do desenvolvimento humano

A iniciativa reflete o compromisso da Nova Acrópole com a promoção do desenvolvimento humano e da filosofia prática. A ação busca levar reflexões que contribuem para o aprimoramento da qualidade de vida e das relações interpessoais, principalmente em contextos tão desafiadores como o do Sistema Penal.

Graziele Santoro é psicóloga clínica há mais de 20 anos, com formação em psicossomática, e atuação por mais de 10 anos em psicologia organizacional. É professora de filosofia e voluntária da Organização Nova Acrópole há 25 anos, ministrando temas como Ética, Filosofia da História, Sabedoria do Oriente, Simbolismo das Civilizações, Psicologia, dentre outros. Atualmente, atua também como coordenadora das escolas da Nova Acrópole da região Nordeste do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *