DestaqueFilosofia

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2023: Uma Jornada de Reflexão e Ação

De 11 a 19 de novembro, o Brasil participou de uma celebração única do Dia Mundial da Filosofia, promovida pela Organização Internacional Nova Acrópole. Sob o tema “Filosofia em Ação”, mais de 100 unidades em todo o país integraram uma série de eventos envolvendo palestras, diálogos, exposições, apresentações artísticas e oficinas. O dia foi celebrado na Nova Acrópole do mundo todo, só no Brasil foram mais de 6 mil participantes, o que evidencia o relevante papel da filosofia na abordagem dos desafios globais.

Filosofia em movimento

A semana de eventos reforçou a importância da filosofia como instrumento não apenas de reflexão, mas também de ação diante dos desafios enfrentados no dia a dia. O tema “Filosofia em Ação” inspirou os participantes a considerarem o papel prático da filosofia em suas vidas cotidianas. A Nova Acrópole reafirmou seu compromisso de transformar o conhecimento em ações concretas, contribuindo positivamente para o mundo. A professora Lúcia Helena Galvão trouxe à Brasília, Natal e Fortaleza a palestra “Filosofia: Lucidez para Enfrentar os Desafios do Mundo Atual”, proporcionando uma oportunidade singular de explorar o papel da filosofia nas complexidades que vivemos.

Exposições transformadoras

As unidades da Nova Acrópole se transformaram em verdadeiras galerias de ideias, com exposições visualmente impactantes. Os participantes tiveram a oportunidade única de explorar conceitos filosóficos complexos, tornando a aprendizagem não apenas intelectual, mas também sensorial. O Dia Mundial da Filosofia serviu como um ponto de encontro para mentes ávidas por conhecimento. Grupos se reuniram em discussões filosóficas, proporcionando um espaço para a troca de ideias, aprofundamento de entendimentos e construção de uma comunidade filosófica vibrante.

Espetáculos que transcendem

A integração de arte e filosofia ficou evidente nos espetáculos que cativaram os participantes. Apresentações musicais e artísticas não apenas entreteram, mas também trouxeram à vida conceitos filosóficos de maneiras inspiradoras. O ponto alto foi um grandioso concerto que reuniu 79 músicos. O Encontro de Orquestras e Coros destacou talentos como a Filarmônica Ipearte do Pará, Filarmônica Juvenil, Coro Juvenil Criança para o Bem, Orquestra Metropolitana, Movimento Sinfônico de Brasília, Orquestra Alberto Nepomuceno e o Coro da Câmara de Brasília. 

Prática e reflexão

Em Manaus, mais de 80 pessoas participaram de um dia inteiro de programação. A oficina “Despertando o Herói Cotidiano: Oficina de Primeiros Socorros e Noções de Controle de Incêndio” ofereceu técnicas básicas essenciais para atuar em situações de emergência. Com a “Feira de Profissões: Meu Dia-a-Dia com Filosofia”, proporcionando um bate-papo descontraído sobre o cotidiano profissional de voluntários da Nova Acrópole. As programações abrangeram as quatro regiões do Brasil, de norte a sul, as pessoas participaram ativamente, conferindo exposições, palestras e eventos únicos, que abordaram temas relevantes, desde heróis mitológicos até a importância da filosofia na vida cotidiana.

Um olhar filosófico sobre o cotidiano

Os alunos da Nova Acrópole Brasil participaram de um Concurso de Fotografias com o tema “O Visível do Invisível”. Capturando a beleza muitas vezes imperceptível do cotidiano, uniram fotografias a reflexões filosóficas, proporcionando uma experiência enriquecedora.

Contribuição social

Para além do conhecimento, aconteceu uma série de ações solidárias ao longo da semana. Uma média de uma tonelada de alimentos foi arrecadada entre as cidades, sobretudo diversas instituições foram beneficiadas com alimentos para o corpo e para alma, já que participaram também das palestras como uma forma de transmissão.

“A filosofia nos faz criar um elo com a nossa condição humana, elo esse que se reflete em todos os nossos pensamentos, sentimentos e ações. Ou seja, a filosofia em ação é uma filosofia que permeia toda a vida prática do ser humano, não é simplesmente um conjunto de conceitos, mas uma orientação prática de como agir, como fazer escolhas e como aperfeiçoar-se dia a dia”, destaca a professora Lúcia Helena Galvão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *