ArteCulturaDestaqueNacionalNova Acrópole no Brasil

Semana da Arte 2024: criando com as diferenças

A Semana da Arte 2024 trouxe como palestra magna ao redor do Brasil o tema “Arte: criando com as diferenças”. A palestra faz parte da reflexão que vem sendo construída ao longo do ano em torno da “Busca da Unidade para além das diferenças”.

O título da palestra magna vista ao redor do Brasil nos evoca a capacidade de criação da Natureza e do ser humano. Ele nos lembra que para existir Harmonia, é preciso haver diversidade. Com base em ideais de Bondade, Beleza e Justiça o ser humano é capaz de transformar a própria vida numa obra de arte.

Programação diversa e inspiradora

Programação da Semana da Arte 2024 celebrou a Harmonia das diferenças - Boa Vista
Professora Lúcia Helena Galvão abre as comemorações da Semana da Arte em Boa Vista (RR)

Abrindo as comemorações da Semana da Arte 2024, Lúcia Helena Galvão esteve em Boa Vista, Roraima, com a palestra “Como superar seus limites internos”. Pela primeira vez na cidade, a professora encantou os mais de 500 participantes no auditório da Faculdade Cathedral. Ela apresentou profundas e práticas reflexões a respeito do livro homônimo de Steven Pressfield. No livro, o autor trata principalmente da resistência que o artista encontra para expressar sua criatividade, mas a analogia serve para outros aspectos de nossa vida. A noite contou ainda com apresentação de balé clássico, compondo a Beleza do momento.

Arte: criando com as diferenças

“Não existe igualdade na Natureza. Sem diferenças, não há vida. A Vida é a grande mestra na arte de criar com as diferenças”. Essa foi a mensagem passada pelo Diretor da Nova Acrópole Brasil área Norte, o professor Luis Carlos Marques Fonseca, durante a palestra “Arte: criando com as diferenças” que aconteceu em Brasília, no Teatro da Poupex, dia 19 de junho. A noite contou ainda com apresentações da Orquestra Filarmônica Juvenil e Coro Juvenil da Nova Acrópole e convidados. Posteriormente, no dia 21, foi a vez do Teatro da UNIP receber os visitantes. A professora Lúcia Helena Galvão apresentou o tema “Como viver um dia Perfeito”.

Programação da Semana da Arte 2024 celebrou a Harmonia das diferenças - Brasília Teatro da Poupex
Professor Luis Carlos Marques Fonseca promove palestra com o tema “Arte: criando com as diferenças”

O tema “Arte: criando com as diferenças” foi levado ao público em diversas cidades onde Nova Acrópole está presente. Em Macapá (AP), por exemplo, a professora Ana Paula Brandão ministrou a palestra no auditório do Museu Sacaca. “A Unidade para além das diferenças” e outros temas compuseram a programação de palestras ao redor do país.

Programação da Semana da Arte 2024 celebrou a Harmonia das diferenças - Macapá
Semana da Arte 2024 – programação em Macapá

Em Anápolis (GO), a professora Eloiza Limeira palestrou e lançou seu livro entitulado “Simbolismo de Ode à Alegria – Beethoven”. A escola promoveu ainda palestras, oficina de dança, apresentações artísticas e diálogo. Porto Velho (RO) levou sua programação ao Centro Universitário FIMCA, onde foi ministrada a palestra “O papel da Arte no desenvolvimento Humano”.

Em São Luís (MA), a programação começou no auditório do Cine Teatro da Cidade, com a palestra “A beleza na convivência humana”. A apresentação artística ficou por conta da Orquestra de câmara João do Vale. Em Teresina (PI), a palestra “A Linguagem da Vida”, conduzida pela professora Laís Marques, foi a atração no Salão do Livro do Piauí.

Exposições, apreciações e apresentações artísticas

Além das palestras, diversas exposições, apreciações e apresentações artísticas fizeram parte da programação da Semana da Arte 2024.

Programação da Semana da Arte 2024 celebrou a Harmonia das diferenças - Fortaleza
Exposição “A Arte e suas expressões” – aberta a visitação na escola Nova Acrópole Fortaleza – Dionísio Torres

Em Fortaleza, foi aberta a exposição “A Arte e suas expressões”. A programação prosseguiu com apresentação ao vivo de violinista e dança de salão, seguida de um quinteto de cordas, que apresentou músicas eruditas e do cancioneiro popular, e de um sarau. Ainda em Fortaleza, a programação contou com apreciação do concerto de Bach para Flauta Doce, oficina de Ikebana e comentários e apreciação de ópera, onde peças da de Giacomo Puccini foram interpretadas pelo tenor Antonio Garcia. Em Juazeiro do Norte, os participantes puderam refletir e apreciar os comentários sobre o filme “Amadeus”, que retrata a genialidade de Mozart.

Os visitantes de Ananindeua puderam participar de uma exposição comentada sobre os jardins japoneses, apresentação de poesias e apreciação musical da obra de Beethoven.

Em São Luís, os visitantes puderam apreciar uma exposição de quadros e, a cada noite, assistir também às palestras que trouxeram reflexões práticas sobre a arte, a beleza, a música, o teatro e a poesia.

Em Recife, foram promovidas apreciações e reflexões sobre ballet, arquitetura, poesia e música, além de tour virtual pela Capela Sistina e também pela obra de William Bouguereau.

Os voluntários da Nova Acrópole de Natal levaram ao Parque da Cidade exposição e apresentação de um trio de música clássica. A unidade de Morro Branco abriu suas portas ao público na semana seguinte com palestras sobre Arquitetura, Música, Cinema e Pintura. Os voluntários de Nova Parnamirim promoveram uma apreciação artística com o tema “A busca da Unidade para além das diferenças”. Na Zona Norte, a inspiração ficou por conta da exposição de obras clássicas.

Grandes obras como inspiração

Brasília Lago Norte
Apreciações artísticas na escola do Lago Norte aconteceram ao longo da Semana da Arte

As escolas Nova Acrópole do Distrito Federal promoveram diversas atividades, entre abertas ao público e exclusivas para alunos, durante a celebração da Semana da Arte. A programação teve início em Samambaia, com a apreciação da ópera “O Anel dos Nibelungos”. Em Águas Claras, a professora Renata Peluso conduziu o Café Filosófico com o tema “A incrível viagem de Shackleton”. A escola também promoveu o “Chá com Poesia de Amado Nervo”, com a professora Maria Clara Duarte.

Em Goiânia, as escolas do Jardim América e do Setor Universitário promoveram apreciação de pintura renascentista, música de Vivaldi (Inverno) e poesia de Amado Nervo. Durante a semana, as escolas tiveram diversas apreciações e momentos de convivências voltados para os alunos.

No Mato Grosso, as escolas de Cuiabá e de Sorriso promoveram apreciações artísticas ao longo da semana. Os voluntários trouxeram a beleza da ópera com a “Flauta Mágica” de Mozart, do balé com “O Lago dos Cisnes”, das pinturas de Botticelli e Rafael Sanzio e dos poemas de Amado Nervo.

Oficinas de Arte e cursos para o público

Com o intuito de possibilitar que os alunos e visitantes também produzissem Arte, algumas escolas realizaram oficinas artísticas. Em Manaus, a poesia foi a escolhida. Já em Petrolina, pintura foi o tema da oficina. Em Barra do Garças, foram promovidas oficinas de dança e de pintura.

Workshop em Palmas
Workshop sobre “Sons da Alma: o poder da música clássica”, em Palmas (TO)

Os voluntários de Belém promoveram um workshop com o tema “Beleza e Harmonia na Arte através da Matemática”. Em Palmas (TO), a escola promoveu um workshop composto de 4 encontros com o tema “Sons da Alma: o poder da música clássica”.

A escola do Guará (DF) recebeu o curso promovido pelo professor Leandro Aguiar, com o tema “Música – Uma formação para a Vida”.

Arte como linguagem universal de expressão

A Semana da Arte é uma celebração vibrante das artes como linguagem universal de expressão, transcendendo fronteiras e unindo pessoas. Toda a programação buscou refletir a ideia contida no lema, “A Busca da Unidade para além das Diferenças”, demonstrando o poder transformador das artes para fomentar a conexão e o entendimento entre comunidades diversas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *