ArteCulturaDestaqueFilosofiaNacionalNova Acrópole no Brasil

Semana da Arte mobiliza debate sobre a importância da beleza e da arte na vida

Evento anual promovido por Nova Acrópole Brasil – divisão Norte

O conceito filosófico da ideia de Beleza e como podemos percebê-la na vida foi o tema abordado pela filósofa Lúcia Helena Galvão na palestra “Reflexões para perceber a Beleza”, que integrou a programação da Semana da Arte, promovida pela Organização Internacional Nova Acrópole em todo o Brasil no final do mês de junho. O tema que tratou da busca pelo real sentido do Belo mobilizou mais de 86 mil visualizações em uma semana.

O evento, que é anual, foi realizado de forma online pelo segundo ano consecutivo e trouxe ainda temas como “A vida como arte” e “Aprendendo com Johann Sebastian Bach e sua música”, ministrados pelo diretor-presidente da Nova Acrópole Brasil (divisão Norte), Luis Carlos Marques Fonseca, e pelo professor Leandro Aguiar, respectivamente. Ao todo, a programação já soma 113 mil visualizações no canal do Youtube.


Apresentando um resgate histórico do conceito de beleza desde a Antiguidade Clássica, passando pelo período Medieval, pelo Renascimento, Iluminismo até o período pós-moderno, a professora Lúcia Helena Galvão lembrou que a ideia da beleza foi traduzida de muitas formas ao longo da história, e está presente mesmo nas coisas mais simples da vida, uma vez que a “a beleza é algo recebido de cima, que favorece alguém, quer na forma, quer no conteúdo, na harmonia externa e interna”, nas palavras da professora.

A conexão com o divino, de forma a permitir que essa ideia se expresse em forma de som é o que observamos na música de Johann Sebastian Bach. O professor voluntário da Nova Acrópole, Leandro Aguiar, lembra que por conta dessa capacidade de sintetizar uma ideia, foi considerado por Beethoven o pai da música universal e da harmonia, servindo como fonte para muitos compositores que vieram depois.

Para o diretor-presidente de Nova Acrópole Brasil (divisão norte), Luis Carlos Marques Fonseca, viver é uma obra de arte, desde que estejamos comprometidos com ela. “As nossas motivações na vida podem ser a que compartilhamos com os animais, que nos levam a querer mudar de espaço, nos movimentar, e também podem ser influenciadas pelas emoções que afetam outras dimensões do ser humano, como a alma e o coração, que nos levam a outros estados afetivos. Os dois são necessários; saber quando usá-los é um fator humano que quanto mais aprimoramos, mais estamos expressando arte em vida”, explica.

Sobre o evento anual
A Semana da Arte é um evento realizado anualmente em todas as unidades da Nova Acrópole espalhadas pelo país. É um momento dedicado à reflexão e reafirmação do valor da arte para a vida do ser humano.
Quem quiser conferir as palestras, pode acessar a playlist do evento por meio do link https://bit.ly/SemanaDaArte21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *