Treinamento de Comunicação Não Violenta no Programa Criança para o Bem
No dia 5 de março, a professora Andreia Bazzo ministrou treinamento de Comunicação Não Violenta (CNV) no Programa Criança para o Bem. A voluntária e instrutora apresentou à equipe reflexões profundas sobre como melhorar a forma de se comunicar, seja com colegas, familiares ou em qualquer ambiente social.
A CNV é uma abordagem que promove a compreensão mútua, o respeito e a empatia, ajudando a resolver conflitos de maneira pacífica e construtiva. O tema é fundamental para o desenvolvimento da atenção sobre as relações, a fim de torná-las mais respeitosas e empáticas no dia a dia.
Durante a palestra, a instrutora apresentou técnicas como a escuta ativa, a expressão de sentimentos e a empatia. A primeira diz respeito a ouvir com atenção e sem julgamentos. A segunda ajuda a falar sobre as próprias emoções de forma clara e honesta. Por fim, a empatia busca entender a necessidade do outro sem imposições ou críticas.
Os participantes tiveram ainda oportunidade de praticar durante o treinamento, aplicando os ensinamentos em atividades propostas por Andreia. O intuito do treinamento foi fortalecer a convivência e construir um ambiente mais harmonioso através de uma comunicação mais consciente e respeitosa.
Desde 2007, o braço social da Nova Acrópole, em Brasília, é o Programa Criança para o Bem, que já assistiu mais de 3.500 crianças, adolescentes e jovens no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Por meio de oficinas, proporciona experiências de aprendizado lúdicas, culturais e esportivas, seguindo a Metodologia do Aprender para o BEM. O objetivo é desenvolver as habilidades e talentos, as virtudes e o protagonismo dos assistidos, contribuindo assim, para o bem comum e a formação cidadã.





