Nova Acrópole realizou ações para comemorar Semana da Terra
Com o tema “A busca da Unidade para além das Diferenças”, voluntários celebram a Semana da terra com palestras, exposições e ações ecológicas em todo o Brasil
De 20 a 27 de abril, Nova Acrópole realizou ações para comemorar a Semana da Terra. O tema “A Busca da Unidade para Além das Diferenças” orientou as atividades promovidas pela Nova Acrópole, alinhando-se com a percepção histórica da Terra como um ser vivo e maternal.
Todos os anos, voluntários da Nova Acrópole promovem diversas ações o Dia Internacional da Mãe Terra – 22 de abril. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável em escala mundial.
Em todo o Brasil, aconteceram atividades alusivas ao tema em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os principais itens abrangidos foram: 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e 14 (Vida na Água).
Ações práticas na busca da Unidade
Na região Norte do Brasil, voluntários realizaram limpeza da orla da Fortaleza São José e distribuição de mudas em Macapá (AP). Em Belém (PA), visitaram a exposição sobre a diversidade Amazônica no Museu Emílio Goeldi. Em Manaus (AM) e Porto Velho, ministraram palestras sobre a temática para o público.
No Nordeste, as unidades de Natal (RN) promoveram o ciclo de palestras com os temas “Harmonia entre a Terra e a Natureza Humana”; “Simbolismo da Mãe Terra nas Mitologias”; “Os ciclos biológicos alinhados à natureza” e “A história da Terra e as diferentes fases do nosso planeta”, além de uma trilha no Parque da Cidade. Também no Rio Grande do Norte, a escola de Assú realizou diversas atividades. Os voluntários fizeram campanha de arrecadação de material reciclável, limpeza e plantio de mudas na Praça Recanto da Criança, além de oficina de arranjos com flores e folhas nativas. O Café Filosófico sobre “Combate ao desperdício e ao consumo excessivo” e a palestra “Simbolismo dos elementos da Natureza: terra, água, ar e fogo” encerraram as atividades.
Em Fortaleza (CE), Nova Acrópole promoveu a exposição “Integração com a Natureza” e a palestra “Unidade: a interconexão com a Natureza”. Entre os alunos, as crianças e jovens tiveram oficina sobre ikebana e coleta seletiva, além de realizarem plantio de mudas. Também apreciaram o pôr-do-sol nas Dunas da Sabiaguaba. Além disso, os alunos puderam participar de oficina e palestra sobre fitoterapia.
Em Pernambuco, no município de Caruaru os voluntários plantaram um ipê, frondosa árvore brasileira marcada por sua florada. Em Petrolina, ações de limpeza de áreas verdes e plantios na ilha da cidade também foram promovidos.
Centro-Oeste celebra a Semana da Terra
Em Mato Grosso, também tivemos diversas atividades. Os alunos de Rondonópolis promoveram oficinas de bolsa ecológica com algodão cru e copo de café ecológico com fibra de bambu. Em Cuiabá, os voluntários plantaram grama e mudas de flores. Voluntários de Sinop realizaram a limpeza do córrego da Trilha da Bica. Além dessas atividades, as unidades de Sorriso, Barra do Graças e Campo Novo do Parecis também receberam palestras com o tema do ano.
No Distrito Federal, uma das primeiras ações da semana foi uma trilha noturna no Centro de Convenções Israel Pinheiro. O prédio fica às margens do Lago Paranoá, e a trilha contou com alunos de várias unidades da Nova Acrópole do Distrito Federal.
Jovens que integram o Programa Criança para o Bem da Nova Acrópole do Lago Norte realizaram atividade inspiradora no Parque Olhos d´Água. A Orquestra Filarmônica Juvenil resultante do Programa esteve em Brazlândia, onde se apresentou para estudantes da Escola das Irmãs Oblatas. As crianças participaram de oficina na inauguração da Casa da Dona Minhoca. O projeto de produção de húmus é coordenado pelo projeto social Estrela de Belém.
No Parque de Águas Claras, mais de 30 voluntários, entre alunos da escola e a comunidade, recolheram 32 sacos de lixo. No Parque Canela de Ema, em Sobradinho, mais de 30 alunos de várias escolas da Nova Acrópole se uniram aos voluntários das organizações S.O.S Ribeirão Sobradinho e Guardiões do Canela de Ema para a limpeza do rio.
As ações em Brasília também tiveram como parceiros o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) – instituições públicas gestoras dos parques.
Comemorar com ações que levam à reflexão
Durante todas as atividades os voluntários dialogaram sobre as virtudes que podem ser desenvolvidos a partir de um olhar mais atento à natureza, como por exemplo a Generosidade das árvores, que produzem flores e frutos sem que haja o julgamento a que ou a quem servirão; a Resiliência do bambu, que se verga diante de determinada necessidade, mas não se quebra, e volta ao seu estado para seguir crescendo; o Ritmo demonstrado pelo movimento de rotação e translação da Terra, que nos permite ter dias e noites definidos, bem como as estações do ano; a Simplicidade das flores, que expressam toda Beleza cada uma a sua maneira, harmoniosamente; a Bondade do Sol, que a cada dia ilumina a tudo e a todos; e a Esperança dos pássaros, que alçam voo apesar da altura e da possibilidade de queda.
“Neste ano, a cada ação que realizamos, refletimos sobre as diferenças como riquezas e as conexões que existem na Unidade que compomos”, comentou a secretária nacional de Ecologia Ativa da Nova Acrópole – área Norte, Giane Ribeiro.