Nova Acrópole e Movimento Sinfônico firmam parceria para formação da orquestra infantil “Música para o Bem”
Mais um sonho se realiza no projeto “Criança para o Bem”. Os ensaios da Orquestra formada pelas crianças integrantes do projeto “Música para o Bem” começaram no primeiro semestre de 2017, sob a batuta do maestro Ricardo Sousa-Castro.
Ricardo, brasiliense e formado em regência pela Unb, cursou mestrado na Venezuela, onde adquiriu experiência no “El Sistema”, método de formação musical fundamentado na prática orquestral. Desde então, vem realizando um intenso trabalho de educação musical em Brasília, que culminou, em 2012, com a formação do MovSinfo – Movimento Sinfônico e Coral.
Os desafios não param de crescer, e, em fevereiro de 2017, o maestro assinou um termo de parceria com a Organização Nova Acrópole, com o intuito de formar a “Orquestra Música para o Bem”.
Os integrantes da Orquestra têm entre 8 e 15 anos, e passam por uma formação disciplinada: uma aula semanal de instrumento e dois ensaios semanais de prática de Orquestra. A maior parte dos alunos está, pela primeira vez, aprendendo a tocar um instrumento, ler partituras, ser conduzido pelos gestos precisos do maestro. Parece algo impossível, à primeira vista. Mas é notória a alegria e a confiança que adquirem ao conseguirem tocar os primeiros sons. Não é raro exclamarem “que lindo!” quando acertam uma nota, e, também, já sabem quando precisam melhorar a afinação ou a qualidade do som. Aos poucos, os pequenos músicos percebem as necessidades do grupo e auxiliam a preparar a sala de ensaios, e se tornam mais generosos e gentis ajudando uns aos outros a guardar as partituras e acessórios.
A meta para essa turminha será o concerto de encerramento do ano, com um repertório de gente grande: tocarão arranjos de grandes temas orquestrais de Mussorgsky, Haendel, Orff. É uma demonstração de que o trabalho voluntário, desinteressado, e pautado em valores humanos dá resultados e muda a vida de muitas pessoas para melhor. Parabéns Nova Acrópole e maestro Ricardo por esta bela parceria!
Pingback: Começam as celebrações do Dia Mundial da Filosofia | Acrópole News