Comitê da Ação e da Cidadania convida Nova Acrópole para o Dia do Voluntário
“Voluntariado e Sentido de Vida” foi o tema apresentado pela Nova Acrópole
Em comemoração ao Dia do Voluntariado, Nova Acrópole – organização internacional de Filosofia, Cultura e Voluntariado – participou de atividade promovida pelo Comitê da Ação e da Cidadania dos Servidores da Câmara dos Deputados em Brasília.
A diretora da sede do Lago Sul, professora voluntária Melissa Andrade Costa, falou sobre o tema “Voluntariado e sentido de vida” no dia 1º de setembro, no auditório do Centro de Formação da Câmara dos Deputados.
Ela explicou que Voluntário é alguém que vai despertando o espírito de Serviço sempre e que, de maneira filosófica, age porque entende as causas da dor e a natureza humana e, por compreender melhor a lógica da vida, serve melhor.
Para a Filosofia à Maneira Clássica, o Ser Humano tem em si um “eu superior” que necessita ser desperto para a Vontade (senso de dever), para a Inteligência (faz sentido servir) e para o Amor (empatia, compaixão).
Uma dica que Profa. Melissa deixou para se desenvolver desta maneira é trocar o desejo (faço porque eu gosto) pelo sentimento de dever (faço porque é justo, porque beneficia a um número maior de pessoas), o que leva a uma realização e um sentido de vida.
“Crescemos para ajudar os outros a crescerem e assim, aumentamos nosso grau de sabedoria para atuar melhor”, disse. Profa. Melissa.
Ela também comentou que voluntariado não é só fazer algum trabalho social, é fazer tudo que tem que fazer em nome de algo maior que nós, começando das relações mais próximas e expandindo.
O evento alusivo ao Dia Nacional do Voluntário foi organizado pelo Comitê da Cidadania e contou também com apresentação do CD Cidadania, projeção de pintura digital com o ilustrador Diego Moscardini, apresentação do Coral da Câmara, falas de representantes da Liga do Bem (Senado Federal), Casa Akotirene e Catamare, encerrando com apresentação com de rimas e dança do Grupo Azulim com Freestyle e Breaking.