Representante da Unesco destaca importância de trazer filosofia para o cotidiano
O Dia Mundial da Filosofia foi comemorado em Brasília no último dia 11 de novembro, com evento que reuniu mais de 1800 pessoas durante todo o dia no Museu Nacional.
O painel “O Trabalho como Ferramenta de Transformação” contou com a participação do Diretor da Nova Acrópole no Brasil, Luís Carlos Marques Fonseca; da filósofa Lucia Helena Galvão; Fábio Eon, coordenador dos setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas e Sociais da Unesco Brasil; Antonio Valdir Oliveira Filho, secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal; Adelmir Santana, presidente da Fecomércio-DF e da Profa. Tania Cristina Alves de Siqueira, do Uniceub.
Em seu pronunciamento, Fábio Eon relembrou as origens da Unesco e do Dia Mundial da Filosofia, destacando a importância de se discutir a questão do trabalho como ferramenta de transformação, temática escolhida por Nova Acrópole para nortear as reflexões da data em 2017.
Para ele, “a solução para os nossos problemas está na nas nossas mentes e força de vontade”. Fábio afirmou que o Brasil é um país privilegiado no que toca à filosofia, considerada muitas vezes uma disciplina proibida em vários locais do mundo, mas que, no entanto vivemos alguns paradoxos já que muitas vezes a filosofia é erroneamente entendida como auto ajuda.
“É preciso pensar a filosofia como um esforço cotidiano”, disse. “Agradeço profundamente à Nova Acrópole por fazer da filosofia um assunto que vivemos cotidianamente, na nossa família, nos nossos ambientes de trabalho e que não pode ser circunscrita a uma atividade única, esporádica, mas que precisa ser absorvida em nosso cotidiano”, garantiu Fábio.
Confira a participação da Fábio Eon (Unesco) no Dia Mundial da Filosofia 2017, assistindo ao vídeo disponível em nosso canal.
Parabéns a Nova Acrópole por promover momentos tão Belos para a nossa sociedade.