Sem categoria

Simbolismos das Celebrações Modernas são abordados em palestra na Livraria Cultura de Brasília

[slideshow]

O que sabemos sobre o simbolismo das celebrações do ano?

Cerca de 60 pessoas compareceram nessa última sexta-feira à palestra “Origem das Celebrações Modernas” na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em Brasília.

A palestra faz parte do ciclo de palestras mensais integrantes do projeto Filosofia é Cultura, realizadas pela professora de Filosofia da Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão em parceria com a Livraria Cultura.

As celebrações não só remontam ao passado, mas se ligam aos momentos que a natureza experimenta durante o ciclo de um ano. O Natal, a Páscoa e o Carnaval e seu simbolismo, foram algumas das celebrações abordadas.

A palestrante fez ainda uma relação com os signos zodiacais. A primavera surge com a entrada de Áries no zodíaco, em março, se torna verão e alcança seu esplendor em Câncer (verão). Experimenta o amadurecimento e início do declínio em Libra (outono) e por fim a velhice e morte (Capricórnio). Tal simbologia foi extraída das experiência no hemisfério norte, uma vez que a tradição grega que gerou o calendário zodiacal se encontrava lá, mas as tradições no hemisfério sul que fizeram uso do zodíaco utilizaram-no com a mesma simbologia, com suas devidas adaptações frente às mudanças de estações.

A moral da história é que poderíamos aprender com a Natureza as lições que, através dos ciclos, nos pretende ensinar. Talvez essa seja a chave para uma vida mais realizada sendo o que somos: humanos, parte da Natureza.

Não perca a próxima palestra que abordará o épico sânscrito  Ramayana.

Para mais informações sobre a programação cultural da Nova Acrópole e o curso de Filosofia Prática, acesse: www.novacropole.org.br

“Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso.” – Tsai Chih Chung

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *